Lajes Pré-fabricadas e Alvenaria Estrutural
A associação de alvenaria estrutural com lajes pré-fabricadas pode proporcionar vantagens e economia na construção. Segundo o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e diretor técnico da Arco – Assessoria em Racionalização Construtiva, Luiz Sérgio Franco, é possível obter alto nível de mecanização e industrialização, diminuição das etapas de produção, redução da dependência de mão de obra e precisão dimensional. Mesmo com utilização de processos mais onerosos, essa otimização está diretamente ligada à economia na construção.
Para obter maior eficiência nesse sistema, deve-se buscar atender alguns pré-requisitos, como a adequação e interligação dos projetos arquitetônico, estrutural e de instalações prediais. Para garantir a otimização dos processos, é imprescindível que todas as modalidades de projeto estejam integradas ao planejamento operacional obra.
É importante lembrar que, de acordo com o professor, existem restrições estruturais ligadas ao uso de laje pré-fabricada. O formato das peças, por exemplo, é fundamental. O ideal, explica o professor, é que elas sejam retangulares. E lajes menores, além de mais leves, têm o transporte mais facilitado também. Para obter peças com tamanho menor, pode ser necessário modificar a alvenaria de algumas áreas do apartamento, criando elementos semelhantes a vigas, ou interrompendo elementos estruturais. Em geral, a regra é que com uma maior quantidade de paredes estruturais, será possível assentar mais peças e, portanto, são dispensadas lajes maiores – e mais pesadas. O principal custo do sistema, além dos materiais, são os equipamentos de içamento das lajes pré-fabricadas. “Esse custo está diretamente ligado ao peso da maior peça a ser içada. Por isso, o projeto deve ser elaborado com peças de determinada área máxima, coerente com os equipamentos que possam ser alugados e utilizados pela obra, como guinchos ou gruas”, recomenda Franco.
Devido principalmente a essa limitação de área, a utilização do sistema de lajes pré-fabricadas associadas a paredes de alvenaria estrutural em geral é associada a obras populares, como as do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Essas edificações também possuem a característica de possuírem no máximo 5 pavimentos, possibilitando a utilização de equipamentos de transporte vertical de menor porte.
A principal vantagem, segundo o professor Luiz Sérgio Franco, é de que numa obra bem projetada o uso da alvenaria estrutural com as lajes prontas pode reduzir desperdícios e retrabalhos. É possível também eliminar a tradicional fôrma de madeira, o escoramento e a mão de obra necessária para montagem e operação desse sistema, os cortes em lajes e paredes. A laje pré-fabricada é posicionada sobre as paredes já prontas. “Após a colocação, basta uma operação de grauteamento entre os painéis e já é possível prosseguir com a execução da alvenaria”, informa Franco. Além disso, é dispensável o uso de bombas de concreto e de concreto bombeável.
“Como resultado temos um potencial muito expressivo de redução de ciclo de produção do pavimento-tipo. Para a colocação das lajes num pavimento de quatro unidades, por exemplo, do padrão MCMV, são necessárias apenas quatro horas. O produto final possui uma precisão dimensional e qualidade impossível de obter numa laje moldada no local, que é uma vantagem para o usuário final”, afirma Franco.
Fontes:
Matéria de Romário Ferreira, Revista Construção e Mercado Edição 144 – Jul/2013 Ed. PINI
Cartilha Programa Minha Casa, Minha Vida
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Boa Noite!
Uma dúvida que VSas. podem ajudar a sanar:
Em um terreno de 5×25 metros, o ideal seria um Sobrado de proximadamente 70 metros quadrados; Quanto seria o preço final desta construção?
Obrigado pela atenção.