Home » Notícias » Cura de Placas Pré-fabricadas

Cura de Placas Pré-fabricadas

Segundo Ercio Thomaz, engenheiro do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a cura a vapor é a técnica mais indicada para cura de placas pré-moldadas ou pré-fabricadas. A temperatura atua como catalisador das reações de hidratação do cimento e o vapor garante a quantidade necessária de líquido para formação do gel.

A ocorrência de fissuras está associada à evaporação rápida, que promove retração no concreto localizado próximo à superfície e praticamente não influencia o concreto localizado próximo ao núcleo da peça. São fatores que influenciam a retração: o traço, a relação água-cimento, o tipo de cimento, a temperatura e umidade relativa do ar no ato da concretagem e o fator de forma das placas. O fator de forma representa a relação entre o volume e a área exposta da placa durante a cura. Quanto mais delgada a placa, maiores os riscos de fissuração superficial.

Quando não houver possibilidade de realizar a cura a vapor, recomenda-se utilizar câmaras úmidas para elementos de pequeno porte; para peças de grandes dimensões, indica-se cobrir as placas com lona plástica logo após a moldagem, mantendo sob a lona recipientes com água.

 

Para ver a matéria completa, acesse: www.techne.pini.com.br

Fonte: Revista Téchne Edição 211 – Out/2014 Ed. PINI

One Response so far.

  1. Qual a tecnica mais indicada para a cura de placas pre-moldadas? Notamos que, sem realizar nenhuma cura, surgem fissuras nas placas em determinados dias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>